Doce de Abóbora e mamão com Rosca de Polvilho




Schimia de frutas e rosca de polvilho lembram muito a minha infância, dos tempos que passávamos férias na casa da avó no interior. No interior era assim, levantávamos cedo para acompanhar nossos tios na função de tirar leite das vacas, não existiam as ordenhadeiras elétricas como hoje em dia. No Inverno era muito frio, mas para nós era tudo novo e acho que não sentíamos o frio, ficávamos sentados em cima do pasto que ficava guardado para as vacas. 
Nossa, faz muito tempo, mas nunca vou esquecer.

Vamos ao que interessa, a Receita.

Para o Doce de Abóbora e Mamão.

1/2 abóbora média
1/2 mamão médio
1 1/2 de açúcar.
1 Laranja ( opcional, não usei por que não tinha em casa)

Como preparar:
Pique os ingredientes e reserve em uma travessa. No liquidificador coloque uma pequena quantidade da fruta picada e um pouco de água. ( a água é para facilitar o processo de trituração) bata até formar um purê fino. Despeja na panela que vai usar e repita o processo até triturar tudo. 
Leve a panela no fogo médio e acrescente o açúcar, com pau de canela a gosto. Mexa as vezes, mas cuidado quando levantar fervura, pois as bolhas que sobem queimam em contato com a pele. Fique por perto para acompanhar  o cozimento do doce.
Não existe um tempo certo, pois depende da panela você usar e do forno. Você vai perceber que a massa que você tinha vai tomar outra forma e ficar mais grossa, com um aspecto de doce.
Quando estiver com uma consistência grossa, você pode tirar do fogo, tome cuidado para não queimar no fundo.
Deixe esfriar e coloque em potinhos de geléia bem limpos.

Segredinho: Coloquei uma dose de vodka na receita, quando o doce começou a ferver.

Doce combina com Rosca ou rosquinhas de polvilho.

Aí vai a receita da Rosca de Polvilho.


Rosca de Polvilho
1 xícara de banha ou óleo
1 xícara de água
2 colheres (chá) de sal
1 xícara de leite frio
3 ovos
Cerca de 6 xícaras de polvilho azedo

Preaqueça o forno em temperatura bem alta (250 ºC). 


Coloque o óleo, a água e o sal numa panela e leve ao fogo. Numa tigela  coloque 3 xícaras de polvilho e reserve o resto. Quando a mistura da panela ferver, despeje aos poucos sobre o polvilho, com uma colher pau vá misturando os líquido.

Misture bem. Em seguida, acrescente o leite frio e os ovos e misture bem com a colher.  Aos poucos, vá acrescentando o polvilho restante, aproximadamente umas 2 1/2 xícaras. Quando estiver tudo incorporado, distribua polvilho no tabuleiro e pegue uma pequena quantidade e sove um pouco, a massa pode precisar de mais um pouco de polvilho, que pode ser acrescentado, ( Lembrando, a massa deve ficar com uma consistência macia) faça rolinhos e corte-os do tamanho que desejar, geralmente deixo-os da grossura de dois dedos e corto-os com 10 cm e distribua em uma forma ou travessa de alumínio com um espaço de 5 cm.
Leve-os para assar em forno já aquecido por aproximadamente 40 minutos. O tempo vai depender do seu forno, quando s passarem uns 25 minutos de uma espiada e veja se cresceram e se estão douradas levemente. Aos 35 minutos já retiro do meu forno.

Talvez na primeira tentativa você não acerte o ponto da massa ou do forno, é uma receita muito simples, mas eu já faço a no mínimo a uns 8 anos esta receita. É praticando que você pega o jeito, depois vai querer fazer toda a semana, pois em menos de 30 minutos você já preparou a massa e só aguarda para assar.


isso lembra minha infância, mas naquela época eram usadas folhas de bananeira nas travessas o que dá um sabor ainda mais especial para as roscas de polvilho.


Espero que gostem!

Comentários

Postagens mais visitadas