Waffle de Polvilho da Vovó Mossmann


Reproduzir uma receita com história é muito bom, neste caso é a receita de waffle que minha vovó Mossmann ( Maria Elvira Mossmann - em memória) fazia para a tropa de 12 filhos que tinha em casa. Lembro minha mãe falando que ela usava uma forma de waffle de ferro, própria para colocar no fogão a lenha. O polvilho muitas vezes feito por eles em casa, ovos eram acessíveis, já que as galinhas corriam soltas pelo jardim e pelo quintal da casa. Era uma receita da época, já que não havia batedeiras ou liqüidificadores para serem usados. Uma das lembranças de minha vó, que infelizmente não está mais conosco é uma receita do waffle de polvilho escrita por ela mesmo em alemão. Uma letrinha de quem não teve muitas oportunidades para estudar , mas mesmo assim se esforçou para deixar escrito um pequeno texto que ficará para sempre!
Escrevendo agora, me passa um filme, pois já fazem mais de 25 que não vemos mais aquele rosto redondinho, de saia florida vindo por trás do pé de bergamota que tínhamos no quintal de casa, com os bolsos cheios de balas. 
Saudades Eternas!!

Por isso para lembrar, quando posso preparo gostosuras dela.


Ingredientes

6 ovos
3 xícaras de açúcar
Polvilho até o ponto 
1/2 colher ( sopa)  de Fermento 

Como fazer

Bata as claras em neve, em seguida acrescente as gemas, uma a uma, depois o açúcar sempre aos poucos, em seguida o polvilho azedo até o ponto de massa, não muito mole, ela ficará um creme. Antes de tirar da batedeira adicione o fermente dê aquela batida para misturar tudo. 
Em seguida com a maquina de waffle pré aquecida e untada, coloque uma concha da massa.  
O waffle fica crocante e saboroso, você nunca comeu um igual.

Se gostar pode copiar a receita!!


Uma das poucas fotos de minha avó com meu avô Levino Mossmann e minha Tia Oliveta, loirinha e linda como hoje!







Comentários

  1. Quanto carinho ao lembrar da sua avó....foi quase poético seu texto....amei....lembrei-me da minha querida avó também....memórias gustativas!! saudades delas!!

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer deve ficar muito bom wffle de polvilh não conheço

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer mesmo sem ter a forma para Waffle, vou tentar usar a sanduicheira. Fiquei com água na boca! Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  4. Bomdia sua receita foi lida em Iporã do oeste sc . Muitas lembranças da minha vó

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, gostou das sugestões, deixe seu comentário.Um beijo!

Postagens mais visitadas