Rocambole de Doce de Leite




Ultimamente quase não tem sobrado tempo para deixar minha experiências culinárias no blog, a correria do trabalho e o Inglês as vezes me deixam sem muito tempo ou disposição para as atualizações, mas o final de semana teve receitinha nova.
A gostosura do final de semana foi um rocambole recheado de doce de leite. O doce de leite não saiu como o esperado, pois não deixei cozinhando o tempo necessário para formar o doce de leite, mas acredite, é impossível algo não sabor gostoso com Leite condensado.
Mas se você quiser aquele doce de leite maravilhoso, cozinhe por no mínimo 35 minutos. Mesmo com este pequeno erro, o rocambole ficou maravilhoso, uma massa fofinha e um creme bem molhadinho.


Ingredientes

1 lata de leite condensado 
extrato de baunilha (opcional)
5 ovos 
5 colheres (sopa) de açúcar 
5 colheres (sopa) de farinha de trigo 
1/4 de xícara (chá) de leite morno
manteiga e farinha de trigo para untar
açúcar de confeiteiro para polvilhar


Modo de Preparo

Na panela de pressão, coloque uma lata de leite condensado fechada. Cubra com água, dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Quando a pressão terminar, abra a tampa e retire a lata com uma pinça para não se queimar. Deixe amornar para usar no rocambole. 
Sugestão: Cozinhe pela manhã para usar a tarde.

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de cerca de 30 cm x 40 cm com manteiga e forre com papel manteiga. 

Peneire separadamente o açúcar e a farinha de trigo.

Separe as gemas das claras. Na batedeira, bata as claras em neve. Comece batendo em velocidade baixa e, quando começar a espumar, aumente a velocidade. Assim que as claras triplicarem de volume, adicione o açúcar de colher em colher, sem parar de bater. 

Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição. 

Por último, reduza a velocidade e junte a farinha aos poucos, batendo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea.

Transfira a massa para a assadeira untada e espalhe com uma colher ou espátula. Leve ao forno para assar por 15 a 20 minutos ou até que a massa comece a dourar.

Umedeça um pano de prato limpo, estique sobre uma superfície de trabalho e polvilhe com açúcar. Retire o bolo do forno e vire sobre o pano. 

Regue o bolo ainda quente com o leite morno.

Espalhe o doce de leite em uma camada uniforme. Vá erguendo o pano e enrolando o bolo. Transfira para um prato de rocambole, polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas