Empanadas Salteñas ou Pastel de Forno



Sempre é bom encontrar receitas fáceis, mesmo que levem um pouco mais de tempo para serem preparadas. Assino a Revista Casa e Jardim e Casa e Comida a alguns anos, sempre fico sonhando com as receitas que encontro nas revistas, mas na hora de fazer busco a maneira mais prática de buscar as receitas, pela internet. Desta vez resolvi dedicar um tempo a mais pesquisando minhas revistas durante o chimarrão do final da tarde. Encontrei na Edição de Agosto de 2015 uma receita simples e saborosa, da Paola Carosella, uma chef argentina que hoje está a frente de dois restaurantes em São Paulo e é jurada no Master Chef Brasil 2015. Para estar na revista a receita deve ser boa, e quando a li a ficha, não tive dúvida. Testei a receita e agora estou aqui para compartilhar com vocês. Espero que gostem.

Empanadas  Salteñas 

Ingredientes do Recheio

400 g de acém moído;
400 g de cebola picada em cubinhos;
50 g de banha de porco;
50 ml de azeite de oliva;
1 folha de louro fresco;
1 xícara (café) de água quente;
3/4 de colher (sopa) de cominho em pó;
3/4 de colher (sopa) de páprica;
3/4 de colher (sopa) de pimenta calabresa;
2 galhos de orégano fresco (só as folhas);
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
4 talos de cebolinha cortados bem finamente;
2 ovos cozidos cortados em cubinhos;
1 batata cozida cortada em cubos pequenos;
Uva-passa a gosto (opcional).

Ingrediente da Massa

500 g de farinha de trigo;
115 g de banha de porco;
1 xícara (chá) de água morna;
10 g de sal refinado;
Óleo para pincelar, o quanto baste.

Modo de fazer Recheio

No fogo bem baixo, refogue as cebolas na banha e no azeite com o orégano e o louro até ficarem bem murchas, sem queimar. Acrescente a páprica, o cominho e a pimenta calabresa e misture sem deixar grudar no fundo. Acrescente a carne e cozinhe até começar a mudar de cor. Despeje a água, corrija a pimenta e o sal. Desligue imediatamente e misture.  Leve à geladeira e esfrie por no mínimo 1 hora. Acrescente a batata, o ovo e a cebolinha. Se quiser, acrecente uva-passa. Reserve.

Modo de fazer a Massa

Ponha a banha na água morna e deixe derreter. Peneire a farinha numa bacia, misture com o sal e acrescente a mistura de água e banha ainda quente. Amasse até formar uma massa lisa, bonita, agradável de se trabalhar. Faça uma bola com a massa e embrulhe num pano ou filme plástico. Deixe descansar na geladeira até a massa ficar firme (de 4 a 24 horas). Corte a massa em 12 porções, ou bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena, e estique com o rolo até ficarem com aproximadamente 13 cm de diâmetro e 3 mm de espessura (outra forma é abrir a massa inteira com rolo e depois cortar os discos com cortador de 13 cm). Deixe-as empilhadas para não ressecarem (Se não for preparar as empanadas na hora, embrulhe os discos em um plástico ou pano de cozinha e guarde na geladeira até a hora de rechear). Ponha uma colher (sopa) bem cheia de recheio dentro de cada disco de massa. Feche as empanadas apertando-as com um garfo. Para um acabamento mais caprichado, pressione toda a borda e depois dê “beliscões” nela, dobrando e dando uma giradinha, para formar pequenas pregas sobrepostas. Pincele com óleo. Asse em forno preaquecido a 180º bem quente por 10 minutos ou até ficarem douradinhas.


Sugestão: na minha versão não coloquei cebola e pimenta, tem alguém aqui em casa que não gosta.

Comentários

Postagens mais visitadas